24ª Região
Tradicionalista
“Do Vale do Taquari surge o grito da Tradição”
Departamento - Cultural
Sobre o Departamento
Segundo o Art. 15, do regimento interno da 24ª RT, são atribuições do Departamento Cultural:

I- Promover a realização de pesquisas, estudos, debates, palestras, seminários, cursos, concursos e outras atividades, que tenham por objetivo aprimorar e difundir, cada vez mais, os conhecimentos sobre historia, geografia, tradição, folclore, artes, artesanato e outras manifestações culturais do Rio Grande do Sul.

II - Envidar todos os esforços necessários à propagação da cultura nativa.

III-Dar assistência às entidades filiadas, incentivando e acompanhando a formação de Departamentos Culturais.

IV- Estimular a organização de bibliotecas, museus e outros acervos de interesse cultural, junto às entidades filiadas.

V-Promover intercambio entre as entidades filiadas e pessoas ligadas a área cultural. VI-Incentivar o culto aos vultos e eventos mais significativos da historia do Rio Grande do Sul. VII-Organizar os Concursos Regionais de Prendas e Peões e assessorar as entidades para realização destes concursos internos.

VIII - Manter atualizada uma relação de palestrantes, em condições de proferirem palestras em entidades Filiadas ou estabelecimento de ensino, sobre historia, tradição e folclore do Rio Grande do Sul. X- Manter atualizada uma relação dos participantes e o controle dos certificados emitidos.

XI- Promover ciclos de palestras nas entidades filiadas e em estabelecimentos de ensino, por ocasião da Semana Farroupilha.

XII- Organizar a biblioteca e o museu tradicionalista da 24ª Região.

XIII- Coordenar o grupo de prendas e peões regionais, prestando o assessoramento necessário para execução das atividades que são lhe são peculiares aos respectivos cargos, como sendo: transporte, hospedagem, alimentação e infra-estrutura para execução de seus eventos.

XIV – Manter um grupo de avaliadores culturais, bem como providenciar na formação e atualização de conhecimentos dos mesmos.

XV – Manter estreito contato com a vice-presidência de cultura do MTG e participar de reuniões daquele departamento, visando atualização de diretrizes emanadas daquele órgão, repassando estas informações para a coordenadoria.
Documentos